Ir para conteúdo

Detalhes automotivos – Parte 3

Pela terceira vez capturei alguns detalhes dos carros para apreciar a forma fantástica de como a parte faz o todo. Em cada linha da carroceria, detalhe do brasão ou curvatura do vidro é possível notar a dimensão do olhar de seus projetistas.

Pode parecer que determinado ângulo surgiu ao acaso – talvez alguns tenham surgido mesmo – mas, por outro lado, vale a pena pensar sob determinada perspectiva, onde a visão da parte específica mostra uma beleza muito particular.
É o caso da primeira imagem, com o Hofstetter. Através da parte dianteira podemos seguir em uma direção retilínea, mas que também mostra os detalhes da grade, dos faróis escamoteáveis e do pára-brisa. Incrível.
A segunda traz o Mustang GT fastback, um dos maiores ícones da indústria automotiva, além de sucesso de vendas. Repare que ele já tinha crescido um pouco desde seu lançamento e contava com linhas mais musculosas da carroceria. Simplesmente clássico.
A terceira também não tem segredo, mas é de uma beleza singular. A roda Speedline pertence a um Porsche 993 Carrera 4 Cabriolet, exemplar único no Brasil. Como o próprio nome diz, traz tração integral e a carroceria da versão Turbo.
Descendo por ali, outro ícone alemão com desempenho de puro-sangue. A inscrição Carrera na lateral deixa clara essa informação. Mas a pintura mais parece um espelho, refletindo a rua de paralelepípedos ao seu redor, bem como o grafite trabalhado no muro.
Mais do que uma concessionária, uma equipe de competições. E mais do que isso, um local que se tornou referência e sinônimo de esportividade. A Dacon fez história e deixou-a gravada na mente de quem viu seus carros na pista ou o showroom na esquina da Avenida Faria Lima. Por isso, o 930 Turbo de primeira geração traz o adesivo com orgulho no vidro.
Já falamos de Alfa Romeo diversas vezes e, claro, nesse ano que a empresa faz um século de vida, todas as homenagens são mais do que merecidas. O cuore sportivo e suas variações empolgaram – e empolgam – milhares de aficionados ao redor do mundo a cada pisada no acelerador.
Fechando o bloco, os alemães que também significam elegância. Apesar da vertente esportiva da marca, os sedãs, cupês e conversíveis cheios de classe e requinte ainda são o melhor cartão de visitas.
“Crie seu próprio estilo visual, deixe-o ser único para você e, contudo, identificável para os outros.” A frase, atribuída a Orson Welles, parece ter sido a inspiração de muitos projetistas que, da parte ao todo, desenharam estas verdadeiras obras de arte sobre rodas.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

8 comentários em “Detalhes automotivos – Parte 3 Deixe um comentário

  1. Bellote, se estes veículos fossem designados por ícones, você soube capturá-los perfeitamente.cada um dos telhas escolhidos, são justamente cada peça que representa , ou que marca cada uma das \”partículas\” dos carros escolhidos para este post, mais uma vez você soube traduzir o que os nosso olhos percebem que logo são traduzidas em lembranças desses modelos ao nosso cérebro.abs.ALYSSON PRADO \”BALO\”

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: