Ir para conteúdo

Ferrari F355 Berlinetta

Ferrari F355

“Gentlemen, start your engines!”. No melhor estilo Le Mans iniciamos o ano de 2010. Para começar com a adrenalina em alta um mito italiano que provoca reações de paixão e euforia pelas ruas. Este talvez seja o modelo mais conhecido da marca e, assim como o 911 é sinônimo de Porsche, a F355 faz o mesmo papel para a Ferrari.

Berlinetta

Cockpit

Cuore

Estilo

Tradição

Reflexo

VÍDEO

Mais do que potência, a empresa cria sonhos de consumo e símbolos de status há décadas. Mas para os apaixonados por carro andar em uma delas significa simplesmente uma experiência visceral, onde a tradição e os atributos subjetivos entram em perfeita sintonia. E claro, sem esquecer da sinfonia. Seria como assistir a uma apresentação do imortal maestro Herbert Von Karajan (aliás, ele também tinha gasolina nas veias e belas máquinas. Veja aqui).

O modelo chegou ao mercado em 1994 e agradou logo de cara. Nas versões Targa e Spider, além da Berlinetta, criou um novo conceito em esportividade. O logotipo explica a que veio: 3,5 litros e cinco válvulas por cilindro. O motor V8 despeja 380 cv brutos e produz um ronco inebriante. Os 100 km/h chegam em 4,6 segundos e a velocidade máxima em 295 km/h. Bravo!

A macchina que ilustra a matéria, em especial, tem algumas características interessantes. Uma delas é o sistema de escapamento original, algo difícil de se ver. Mário, o dono, me contou que o exemplar ano 1995 chegou às suas mãos com apenas dois mil quilômetros e, desde então, rodou pouco mais de dez mil quilômetros.

Para quem gosta de sentir a cavalaria sob controle e dirigir à moda antiga, o câmbio manual ainda é a melhor pedida. Particularmente sempre pensei que a alavanca de câmbio dentro da grelha fosse algo mítico, que remete aos velhos tempos do automobilismo. Aliás, os italianos sempre foram especialistas no assunto.

Arrivederci e um excelente ano a todos!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

18 comentários em “Ferrari F355 Berlinetta Deixe um comentário

  1. Uma 'belladonna' em belíssímas imagens, a substituta da F348 honrou a antecessora até 1999 quando a própria fora substituída pela 360 Modena, na época de seu lançamento era o modelo de motor aspirado mais ágil do mundo.Parabéns pelas imagens Bellote, um ótimo post para iniciar o ano.Abs.

    Curtir

  2. Olá Renato.Uma abertura como esta só poderia vir de seu Blog!Parabéns pelas fantásticas postagens.Este espaço, a cada dia torna-se mais importante para todos nós apaixonados por automóveis.Como havia dito anteriormente, uma grata surpresa a cada final de semana.Desejo a você um ano novo cheio de Luz, Paz e inspiração para as novas reportagens.Fernando Portilho

    Curtir

  3. Bellote Parabens pelo ensaio ! Como sempre soberbo … Ferrari uma otima maneira de se comecar o ano , com certeza …. Um feliz 2010 cheio de Paz e Alegrias e muitos carroes Abracos Guto

    Curtir

  4. Este carro foi e mesmo com o lançamento de suas sucessoras, não deixou de ser uma das mais belas e cobiçadas macchinas de todos os tempos. Parabéns pelas fotos!_________________________________________________________________________Se você gosta do Fusca e seus derivados, acesse http://www.fuscanafoto.blogspot.com/ e confira as mais belas e curiosas imagens do universo aircooled. E não esqueça de deixar seu comentário!

    Curtir

  5. Nossa que linda! A F355 é meu sonho de consumo assim como de muitos pelo mundo. Essa em especial por ser PRETA, algo raro de se achar. Mais ainda pelo sistema original do escapamento que mesmo não sendo tão gritante e agudo quanto os sistemas de escapamento preparados que se veem de monte hoje em dias em carros assim, essa maquina ainda soa alto e muito gostoso nos ouvidos!

    Curtir

  6. Discordo sobre a 355 ser o modelo que mais lembra a Ferrari, comparando-a ao Porsche 911. E a Dino, onde fica nisso? Até a \”vovó\” da 355, a 308, é mais reconhecida, talvez por causa do seriado Magnum.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: