Ir para conteúdo

UNO TURBO: o precursor esportivo

A década de 80, em especial, foi muito interessante para todos aqueles que apreciam um bom carro esportivo. Isso porque nós tínhamos algumas opções com diferenciais reais seja de mecânica ou estilo que faziam uma diferença na hora de pisar fundo no acelerador. Além dos chamados “esportivados” esses traziam um DNA ligado à diversão ao volante.

Nessa época a Fiat lançou 1.5R e na sequência 1.6R. Apesar de não serem versões tão potentes quanto seus concorrentes diretos ganhavam em dirigibilidade e acerto dinâmico. Além do estilo esportivo que anunciava a sua chegada de longe. Mas a marca faria algo ainda maior na década seguinte.

Quando Uno Turbo chegou por aqui causou sensação. Isso porque o turbocompressor era um elemento ligado exclusivamente à performance. Bem diferente de hoje em dia. E também era visto como algo que poderia abreviar a vida útil do motor e uma confiabilidade mecânica menor.

Mas a marca italiana apostou nessa ideia. Ele foi o primeiro modelo turboalimentado no mercado nacional e trazia diferenciais estéticos, além dos mecânicos, que fizeram com que se tornasse imediatamente um objeto de desejo, tanto pelo estilo quanto pelo desempenho bastante apimentado.

Sobre design vale salientar o body kit desenvolvido pela marca para esta versão única. De longe dava pra notar os spoilers, apêndices dinâmicos e também as cores exóticas: vermelho, amarelo e preto.

Além disso trazia um coração envenenado com motor de 1,4 litro, a turbina IHI e 116 cv. Hoje em dia são números comuns. Mas na época ele deixava pra traz os principais concorrentes em uma saída de semáforo.

Guiar qualquer veículo esportivo e turboalimentado dos anos 80 ou 90 é bem divertido. Isso porque a turbina realmente “enche” a partir dos 3.000 ou 3.500 giros, o que garante um impulso fantástico na hora da aceleração. Na retomada ele sofre um pouco, é verdade, mas em rotação mais elevada são verdadeiros foguetes de bolso ou como são chamados lá fora: os hot hatches. Aumente o volume e vem com a gente dar uma volta nesse clássico dos anos 90.

Avatar de Garagem do Bellote

Garagem do Bellote Ver tudo

O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 46, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais Supertopmotor, Autoo e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Um comentário em “UNO TURBO: o precursor esportivo Deixe um comentário

  1. O exemplar usado está bonito. Uma pena que você não conseguiu encontrar uma unidade com a injeção original e sem válvula de prioridade. Elas existem, mas estão bem guardadas por proprietários de responsabilidade (+ paciência, fé, e um orçamento condizente). Eu mesmo trouxe um 100% à originalidade anos atrás, e o repassei a alguém que se propôs a mantê-lo. Parabéns pelo vídeo.

    Curtir

Deixe um comentário