Ir para conteúdo

Monza SL/E traz a rara combinação de interior monocromático e carburador

Monza. Poucos carros podem ostentar o título de “objeto de desejo” como ele. Na década de 80 o médio da Chevrolet era um dos automóveis mais cobiçados do país. E ainda tínhamos o ágio, que aumentava valores consideravelmente e, além disso, a expectativa dos futuros consumidores.

O Monza foi lançado em 1982. Inicialmente apenas na versão hatchback e utilizando o motor de 1,6 litro, considerado fraco pela imprensa especializada. Mas a opção da carroceria sedã e do propulsor de 1,8 litro abriu novas perspectivas de mercado.

O conjunto do carro nessa nova configuração agradou bastante. A combinação do bom acabamento, conforto e mecânica robusta fez dele uma referência de mercado, com um acerto dinâmico elogiável.

Logo chegou a versão esportiva. Utilizava o mesmo motor, porém com um carburador de corpo duplo e o chamado câmbio curto, com relações que privilegiavam o desempenho superior. O S/R mesclava conforto e esportividade.

No final dos anos 90 o Monza passava por sua primeira grande reestilização. Sentindo o peso dos anos inovou a dianteira e também a parte traseira. Essa geração é chamada de “tubarão”, e fica fácil entender o apelido olhando para ele.

Mas o que a década de 80 e início dos anos 90 trazia de mais interessante era a opção de escolhas para o cliente. Me refiro aos opcionais vendidos separadamente. O comprador poderia comprar um SL/E quase completo e escolher os acessórios. O exemplar da matéria é um exemplo, ano 1991. Ele é um Super Luxo Especial, sigla bastante usada pela marca no período, porém sem ar-condicionado, a pedido do primeiro proprietário. Além disso, traz todo o charme do monocromático e a carburação, que já se despedia no final daquele ano. Até a semana que vem.

Categorias

Artigos

Tags

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: