Volvo 850 T-5R: o tijolo supersônico da Suécia

Falar de Volvo é falar em segurança. Essa bandeira foi levantada pela marca e defendida ao longo dos anos com sucesso. Não dá para negar que os suecos se tornaram referência no assunto. Mas uma versão, em especial, combinava segurança e esportividade pura: a 850 T-5R, tanto na versão sedã quanto na station wagon.
A produção total é limitada a menos de 7 mil unidades. E apenas três cores: preto, amarelo e verde. O motor e a parte interna foram desenvolvidos pela Porsche. Vale lembrar que na década de 90 as marcas alemãs fizeram esse tipo de crossover único. A escuderia de Stuttgart participou ativamente do desenvolvimento do Audi RS2 Avant e também do Mercedes-Benz 500 E.
Um dos pontos altos é o interior. Os bancos revestidos em couro com Alcântara, material que se tornou mais conhecido nos últimos anos, dão o toque esportivo. O volante e painel, por sua vez, trazem um pouco mais de sobriedade com os detalhes em madeira.
Mas é na parte estética que a versão se destaca. O coeficiente aerodinâmico é um dos mais baixos de sua época. Também chamam a atenção os para-choques com apêndices aerodinâmicos integrados, bem como as rodas de 17 polegadas.
O motor turbo de 5 cilindros e 2,3 litros também recebeu a mão da Porsche para entregar 240 cv. Nada mal, especialmente se levarmos em consideração o contexto de esportivos do mercado. A suspensão firme encara as curvas com tranquilidade. Esqueça a sobriedade sueca!
Guiar a perua é uma experiência única. Ela começa, aliás, quando viramos a chave. O ronco do motor de cinco cilindros em linha com turbo e 240 cv invade o habitáculo. E basta algumas cutucadas no acelerador para entender porque esse carro é tão especial.
Ainda sobre as impressões ao volante cabe um comentário sobre a transmissão de 4 velocidades. As trocas são efetuadas em regimes mais altos. Mas com a opção Sport se prepare para colar o corpo no banco em cada retomada e ouvir o som único da turbina enchendo. Nota dez.
Categorias
Garagem do Bellote Ver tudo
O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 46, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais Supertopmotor, Autoo e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
Garagem do Bellote TV: paixão por carros!
Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)
