Voyage Plus mantém aparência “quase original” com 300 cv

Hoje vou falar sobre o Voyage aqui na coluna. O modelo foi lançado pela Volkswagen em 1983 e, naquele contexto, se tornou uma boa opção do mercado trazendo um estilo moderno, derivado da família Gol, porém com personalidade própria e um estilo que agradou o público.
A versão Plus trazia vários elementos interessantes e que garantiam um toque de esportividade ao modelo. Um deles era o motor de 1,8 litro, além do interior monocromático, um charme que as novas gerações de consumidores infelizmente nunca conhecerão.
Mas o carro da matéria traz um elemento a mais. A preparação do motor – e do conjunto todo – garantiu um resultado excepcional: 300 cv com 45 kgfm de torque, algo realmente interessante e racional dentro da proposta original. O trabalho incluiu também o comando de válvulas 049, o mesmo encontrado no Gol GT.
A parte externa não foi esquecida e, sem dúvida, é um dos grandes destaques desse projeto. As rodas Snowflakes de 15 polegadas, uma opção bem legal em relação às originais de 14, conferem um visual mais esportivo e ajudam a colocar a cavalaria toda no asfalto. Outro detalhe legal foi a instalação do teto-solar ragtop, charme de época.
O interior também agrada bastante. O padrão monocromático, ao qual me referi acima, passa uma ideia de algo charmoso e elegante. Nesse sentido destaque para os bancos da Recaro, outra coisa que o pessoal não verá mais, e também o volante quatro bolas, escolha de dez entre dez donos de VW nos anos 80 e parte dos 90.
Acelerar o Voyage é bem divertido. O acerto dinâmico do conjunto preparado pela Keller – e me refiro tanto ao motor passando pela suspensão e freios – é muito bom. E eficiente. O carro acelera com disposição e faz curvas de maneira competente. Nota dez para um projeto baseado em um modelo dos anos 80.
Curtiram o modelo? Querem mais preparados na coluna? Em breve teremos algo nesse sentido e também exclusivo no Brasil: o Mercedes-Benz SL 60 AMG, exemplar único e que chegou por aqui através do jogador Bebeto. Não percam!
Categorias
Garagem do Bellote Ver tudo
O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 46, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais Supertopmotor, Autoo e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
Garagem do Bellote TV: paixão por carros!
Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)
