Ir para conteúdo

Escort XR3

Escort XR3

No ano de 1985 o Brasil passou por uma revolução. Mas uma revolução musical, marcada pelo primeiro Rock in Rio. As bandas brasileiras reinventaram o rock e outros gêneros, enquanto as rádios libertavam esse grito genuíno de identidade nacional. “Whisky a Go Go”, do Roupa Nova, alcançava o topo das paradas, o RPM vinha com seu “Olhar 43”, a Legião Urbana emplacava a questionadora “Geração Coca-Cola” e o “Amante Profissional”, da banda Herva Doce, se tornou o hit do verão.

1985

Painel

CHT

'

Toca-fitas

Roda

VÍDEO

Enquanto isso os Paralamas do Sucesso estouravam com “Me liga”, o Ultraje a Rigor esbanjava humor com “Nós vamos invadir sua praia” e os Titãs apostavam na “Televisão”. Para encerrar o Kid Abelha procurava desvendar “A Fórmula do amor” e o Biquíni Cavadão cantava o “Tédio”. Só pra citar alguns deles.

Em meio a tanta coisa diferente, a juventude tinha – praticamente – o mesmo sonho: o Escort XR3. Lançado em 1984 com o título de “Máquina Total” rapidamente ganhou os corações e mentes. Ayrton Senna foi o garoto-propaganda e o hatch da Ford chegou às lojas custando uma pequena fortuna.

Há algum tempo estive procurando por um exemplar como esse: vermelho Sunburst. E sua história é bem interessante. “Ele foi adquirido em 2006, em Curitiba. Era de uma viúva, sendo que quem usava o carro era o marido falecido. O carro ficou 7 anos parado”, conta o dono. A restauração levou exatos dez meses e todo o trabalho de desmontagem foi efetuado pelo proprietário, sendo que a pintura e a tapeçaria foram feitas em Curitiba.

Para falar do carro, passo a palavra ao dono novamente. “É todo original, com 82 mil quilômetros, possui manual, rádio toca-fitas Philco, rodas de liga leve 14″, teto solar, lavador de faróis, porta-fitas, vidros e travas elétricas e check-control funcional (nível de óleo, nível de água do radiador, nível de combustível, desgaste das pastilhas e nível de água do párabrisa/lavador dos faróis)”, conta.

Conheça os detalhes técnicos da versão esportiva. “O XR3 possui de fábrica suspensão diferenciada, molas e amortecedores pressurizados com mais carga e barra estabilizadora mais grossa. O motor CHT Formula conta com cabeçote com válvulas 40mm, comando com maior graduação, carburador Weber com venturis maiores, radiador de óleo e coletor especial, gerando 82,7cv (10cv a mais do que versão comum). O diferencial tem relações mais curtas para aproveitar a elevação da faixa de torque”, enfatiza.

Depois de tudo isso, fecho o texto com uma história curiosa. “Uma vez fomos interceptados por um senhor, que dirigia uma Mercedes ’59, perguntando sobre o carro. Ao pararmos, ele contou que este modelo foi o primeiro carro dele, das namoradas, das aventuras pela BR 101 (risos) No final houve uma excelente proposta, educadamente recusada. Este carro tem um magnetismo especial, as pessoas sempre têm uma historia para contar de um XR3”, conclui com bom humor.

Até a próxima semana!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

23 comentários em “Escort XR3 Deixe um comentário

  1. Muito legal ver este modelo, que já se tornou um clássico nacional. E este exemplar está fora de sério, muito original.Parabéns!_________________________________________________________________________Se você gosta do Fusca e seus derivados, acesse http://www.fuscanafoto.blogspot.com/ e confira as mais belas e curiosas imagens do universo aircooled. E não esqueça de deixar seu comentário!

    Curtir

  2. Bravo Bellote, você não sou falou de um dos modelos esportivos mais 'IN' da indúsutria automobilística brasielira como também fez um belo e saudos panorama da juventude brasileira da primeira metade dos anos 1980, e com os belos cliques, e agora em movimento, de sempre!Post nota 'TOTAL', como a máquina que era o esportivo Escort XR3 …abs.

    Curtir

  3. Caro amigo Renato……parabens pela lembrança dos nossos belíssimos nacionais e principalmente o escort xr3 até porque possuo 1 xr3 conversivel 1994 top de linha com 350 km rodados….voce podera ver um video dele no meu blog ou you-tube…!www.youtube.com/crm38699 Parabens e ate breve.dr tanil.

    Curtir

  4. Lindo carro e com originalidade impressionante! Parabéns pela matéria e ao proprietário. Sempre gostei muito do XR3.Como já disseram anteriormente, os esportivos dos anos 80 e até meados de 90 esbanjavam beleza e diferenciação. Deixarão muitas saudades.

    Curtir

  5. Acabo de comprar um XR3 85, branco, meio detonado, mas perfeitamente recuperável. Alguém tem uma dica para a aquisição de peças de acabamento (borrachas, etc.). Vou mudar a cor para vermelho sunburst.Um abraço e parabéns pelo Blog

    Curtir

  6. O XR3 é o Maverick da geração 80, Sempre tem alguem com alguma história dos 2.Foi o primeiro carro que andei na minha vida que tinha teto solar.apesar de nunca ter tido um Xr3, nunca me recuperei da paixonite pelo teto solar.

    Curtir

  7. Gimenes Olá!Sou de Londrina(PR)tambem tenho um XR3 Vermelho Sunburst 1985…todo original com manual e nota fiscal de compra…terceiro dono,tirado em Londrina na antiga Maracaju Tropical…o XR3 é um verdadeiro Clássico!!!Parabens pelo seu XR3!!!

    Curtir

  8. Parabéns pela matéria! Esse sonho de consumo dos anos 80 já virou o clássico mais restaurado do Brasil. Quem tem não vende por nada. O vídeo do test drive me trouxe de volta a sensação única de pilotar o primeiro XR3. Nada como ouvir o ronco da surdina esportiva e sentir as imperfeições do pavimento com aquela suspensão rígida do Rei das Ruas. Show!

    Curtir

  9. Boa noite amigos…Também sou proprietário de uma \”Maquina XR-3\”no 1989, cheio de hstórias, está em perveito estado de consevação, o motor recém reformado está aqpens com cerca de 2800km rodados, cor cinza, e rede elétrica modificada para 100w, o que torna a noite em dia em sua doanteira, lataria em perfeeito estado de conservação…Infelizmente vou ter que me dispor dele, se alguém soe interessar mais detalhes no e-mail:prof_robertomartinsw@yahoo.com.braté masi ver…

    Curtir

  10. Meu nome e fluvia pereira oliveira de cacapava do sul rs tenho um escort xr3 prata lindo carro ano 1988 70651 km original quero vender e comprar um fiesta 1.6 contatos fluvia f 0145596324991 obrigada

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: