Ir para conteúdo

Porsche 914: motor Audi para chegar aos 430 cv

A adaptação de motores em modelos diferentes é algo antigo. Na verdade bastante comum. Muitas vezes pode ser a solução para o aumento de potência e desempenho, além da questão do custo e facilidade de peças.

O Porsche 914 é um dos meus carros preferidos. Apesar de muitos puristas torcerem o nariz para a versão de quatro cilindros, ele consegue trazer o DNA da marca e também um estilo bastante incomum, com os faróis escamoteáveis.

Originalmente trazia motores de quatro e seis cilindros. Aliás, muitos fãs da marca consideram como Porsches apenas esses últimos. Mas não devemos radicalizar. O propulsor boxer de quatro cilindros e 2 litros faz bonito.

Mas para o preparador Ricardo Malanga, da Brabo Motorsport, era necessário mais força. Ele retirou o motor original e colocou a mecânica da Audi. A cilindrada foi então aumentada para 1,9 litro, com a troca da turbina, adoção de intercooler e injeção de combustível programável.

Desse modo a potência chegou a espantosos 430 cv, com a opção – para os insatisfeitos – do uso do booster e 580 cv! Parece muito? E é, tanto que recebeu um kit de freios da Wilwood para segurar o conjunto.

Impressões ao volante

Arisco pode ser uma boa definição para as impressões ao volante. A combinação mágica de baixo peso e motor central faz dele algo realmente rápido. O ronco do motor Audi é conhecido e até combina com seu primo alemão.

O preparador combinou bem a receita e a transmissão de cinco marchas tem engates bastante precisos. Basta pisar um pouco para que o pequeno mostre sua força, com destaque para o som da turbina invadindo o habitáculo a cada acelerada.

E já que tinha falado em peso, a relação peso/potência desse bólido é superior a da Ferrari 458 Italia e Porsche 911 Turbo. Portanto, se encontrá-lo em um semáforo preste atenção antes que ele suma de vista. Até a próxima!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: