Mercedes-Benz 190E 2.3-16: pisamos fundo no sedã preparado pela Cosworth
Rápido. Esportivo. Conservador. Essas três características saltam à vista quando falamos do 190E 2.3-16. Mas uma delas, que ainda não foi falada, define bem seu comportamento: nervoso. O modelo com cabeçote desenvolvido pela Cosworth marcou época e entrou pra história como um dos sedãs mais rápidos de sua época.
A história começou em 1984, quando alguns pilotos de Fórmula 1 foram convidados para a prova inaugural do novo traçado do circuito de Nürburgring. Emerson Fittipaldi não pôde comparecer, mas mandou em seu lugar um novato que faria toda a diferença chamado Ayrton Senna.
O brasileiro não apenas se destacou nos treinos, largando na segunda posição, como também venceu a prova e, além de faturar um exemplar, mostrou qualidades que seriam seu referencial nos anos seguintes e que o levariam à conquista do tricampeonato de Fórmula 1. Curiosamente, Prost largou na pole e chegou em segundo.
Um dos segredos do 190E está debaixo do capô: o motor de 2,3 litros, 16 válvulas e 185 cv a 6.200 rpm. Mesmo com a transmissão automática, como no exemplar avaliado, o desempenho é um de seus pontos fortes, com 0 a 100 km/h na casa dos 7,5 segundos e velocidade máxima de 230 km/h.
Nos vemos na próxima semana!
Categorias
Garagem do Bellote Ver tudo
Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
Garagem do Bellote TV: paixão por carros!
Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)
Bellote,Adoro suas matérias, só um toque manômetro é para medir pressão, os demais são voltímetro, amperímetro, tacômetro, velocímetro etc.;Grande Abraço!
CurtirCurtir
Bellote… parabéns pela matéria… esta W201 190E 2.3 16 é um ícone que tornou-se, em todo mundo, um clássico colecionável.Apenas para ressaltar, a 190E pilotada por Ayrton Senna em 1984 encontra-se exposta, em local de honra, no museu do circuito de Nürburgring – Alemanha, guardando ainda todas as características originais de quando utilizada na prova. Tenho fotos daquele veículo, tiradas por eu mesmo, caso queira acrescentar! Um abraço!
CurtirCurtir