Ir para conteúdo

Porsche 997 Turbo Cabriolet traz a essência da adrenalina

Porsche 997

Manhã ensolarada de sábado. O esportivo segue dócil pelas ruas da zona sul de São Paulo. Um quarteirão livre e o comportamento muda. A primeira marcha é curta e a segunda faz o corpo colar no banco de forma impressionante. O som das turbinas enchendo parece não ter fim e a pressão da força G em ação provoca um ligeiro desconforto.

Cabriolet

TT

VÍDEO

Mas tudo bem. A vantagem é o sol que entra através da capota abaixada. Já tive a oportunidade de andar em diferentes gerações do Turbo e, com um ou dois caracóis, a sensação é a mesma. Adrenalina pura misturada nesse contexto. Segundos de apreensão que passam na velocidade de um piscar de olhos.
A versão conversível do bólido – muito aguardada pelos fãs – foi apresentada pela Porsche em 2007. Ela conseguiu mesclar a perfeição de um carro esportivo com o charme e prazer de andar olhando as estrelas. Ou recebendo o calor do sol, claro.
Vale ressaltar que, ao contrário de outros cabriolets, o 997 Turbo não é mais lento do que o cupê. Aliás, é um dos conversíveis mais rápidos do planeta. Esse exemplar na cor Carrera White, em especial, cravou 341 km/h na pista da Embraer, em Gavião Peixoto, na prova denominada Top Speed. Sensacional!
Vamos aos dados. As duas turbinas de geometria variável modulam o ar que entra e sai do caracol, de modo que o carro tenha força de sobra em todas as rotações. O motor de seis cilindros, 3,6 litros, 480 cv brutos e – gigantescos – 62 kgfm de torque faz com que acelere de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos. Nada mal para um passeio de fim de semana.
O design do 911 – como o chamamos genericamente – mudou muito pouco ao longo de quase cinqüenta anos de história, mas sempre mantendo uma linhagem estética que pode identificar qualquer um deles a quilômetros de distância. Porém, o desenvolvimento mecânico caminhou a passos largos, bem como investimento em segurança e tecnologia.
Peço aos leitores que também olhem o interior da máquina com atenção, os bancos que vestem os passageiros e o estilo inconfundível da marca. Para um dia de sol, capota abaixada. Mas se estiver nublado na pista, basta pisar fundo e deixar gravado no asfalto o DNA de um legítimo puro-sangue de Stuttgart.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

3 comentários em “Porsche 997 Turbo Cabriolet traz a essência da adrenalina Deixe um comentário

  1. Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.- David

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: