Honda Gold Wing GL 1000
Nos anos 70 a molecada se reunia para jogar conversa fora e paquerar as garotas. Entre os assuntos da moda os esportivos nacionais se destacavam. De vez em quando aparecia algum Maverick GT ou Dodge Charger para fazer barulho e animar a noite. As motos que podiam encarar de frente os poderosos V8 eram os modelos “peso-pesado” com 500 ou 750 cm³ de cilindrada. A Honda ocupava um lugar de destaque nesse momento. Quando uma delas encostava por ali, a briga ficava feia.
Os fãs da vida em duas rodas suspiraram mesmo pra valer após a apresentação da Gold Wing GL 1000 no salão de motocicletas de Colônia, Alemanha, em 1974. Motor boxer de quatro cilindros, 999 cm³ de cilindrada, 78 cv brutos, câmbio de cinco marchas, quase 300 kg e um estilo muito peculiar fizeram com que se tornasse objeto de desejo. Uma das características mais interessantes era o sistema de freio, formado por dois discos na dianteira e um na traseira.
As revistas especializadas da época não economizaram elogios à nova versão. Uma delas salientou que Gold Wing era um excelente exemplo da engenharia japonesa, além de um novo estilo de design. Uma delas, inclusive, chegou a fazer um supercomparativo entre ela e oito concorrentes de peso, tais como Harley-Davidson, Moto Guzzi, BMW e Suzuki.
Mas a princípio as vendas da gigante não decolaram, com apenas 5 mil unidades comercializadas em 1975. Em 1977 a empresa fez algumas modificações baseadas na opinião dos consumidores. E deu certo. Neste ano, o mesmo do exemplar das fotos, o preço começava em módicos US$ 2.938 nos Estados Unidos.
Repare aí nos grandes mostradores redondos que marcam em milhas e km/h. A velocidade máxima, vale ressaltar, era próxima dos 200 km/h! Fico aqui pensando o quão emocionante era acelerar uma dessas sentindo a adrenalina nas veias o vento no rosto. Nostalgia pura!
Categorias
Garagem do Bellote Ver tudo
O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 46, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais Supertopmotor, Autoo e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
Garagem do Bellote TV: paixão por carros!
Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)








Bellote, parabéns mais uma vez.Essas clássicas são fantásticas.
CurtirCurtir
que facha que esta!!!y encima impecable una así me gustaria…
CurtirCurtir
Existe o modelo até Hoje, agora motor boxer de 6 cilindros e 1800cc 😛
CurtirCurtir
Faltou falar que o bólido tem transmissão secundária por Eixo Cardã, não tem corrente pra lubrificar!
CurtirCurtir
Eu morei em Londres e eu sempre estacionava minha bicicleta perto de uma Gold Wing dessas. Se quiser ver foto, entra em contato que eu mando.
CurtirCurtir
E falar também que as vendas não decolaram porque essa primeira GW era uma trôlha, ruim de curva, ruim de freio, chôcha de motor e beberrona. Das Honda dos 70, e a CB 750 Four a top model, mãe de todas as superbikes atuais
CurtirCurtir
Simplesmente um \”colírio\”! Fico imaginando o ronco dessa fera!Me lembrou um site que costumo frequentar de \”beldades\” como essas: http://www.motosclassicas70.com.br
CurtirCurtir
Esta Gold Wing eu não conhecia. Achei que era aquela parecida com as Walkyries, enormes…
CurtirCurtir
HAHAH conheço esta moto !
CurtirCurtir
Bela maquina Bellote!Mas como não podem faltar os verdadeiros clássicos no site, só falta a lendária 750 Four! Abs
CurtirCurtir
O barulho é de Fuca ! 😛
CurtirCurtir
A Goldwing ainda existe, tem um motorzão boxer de 1800cc e custa uns 90 mil. Mas vale cada centavo.Um dia ainda compro uma!
CurtirCurtir
Tem uma dessas linda e bem conservada que vi em Resende RJ nossa muito linda amarela
CurtirCurtir