Jaguar XJ8
Algumas marcas de carro são lembradas pelo design da carroceria. Outras pela esportividade. Outras ainda pela confiabilidade e resistência. A Jaguar, porém, sempre foi sinônimo de luxo e requinte, mesmo que por várias vezes também tenha se enquadrado nos outros quesitos.
VÍDEO
A empresa foi fundada nos anos 20 pelo carismático William Lyons (agraciado posteriormente com o título de Sir). No começo fabricava side cars para motocicletas, mas tudo mudaria com o início da produção de automóveis na década seguinte. Os exclusivos modelos SS cativaram o público e, desde então, os produtos saídos da linha de montagem têm marcado presença na garagem de celebridades, milionários e pessoas de bom gosto de modo geral.
A luxuosa versão XJ chegou ao mercado em setembro de 1968. Além do conforto a bordo, os quatro faróis na dianteira se tornaram sua marca registrada, bem como o interior requintado e o desenho sóbrio da carroceria que exalava sofisticação sob todos os ângulos. O sucesso foi confirmado pela venda superior a 80 mil unidades até 1973.
O carro sofreu ligeiras mudanças nas gerações posteriores mas sempre mantendo as linhas clássicas inspiradas no passado. Motores de seis cilindros em linha e V12 satisfaziam o apetite do felino por asfalto. Mesmo após a passagem do controle da empresa para a Ford a versão não perdeu seu brilho.
Em meados da década de 90 uma grande notícia: o lançamento dos novíssimos propulsores V8 de 3,2 e 4,0 litros que, em um período de oito anos, ofereceram opções interessantes ao comprador. Para o leitor ter uma idéia a potência ia de 216 cv até estratosféricos 370 cv brutos na versão XJR, equipada com compressor. Essa geração – semelhante ao exemplar das fotos – recebeu inúmeros elogios da imprensa especializada.
Alguns anos se passaram e o modelo foi reestilizado em 2002, seguindo uma nova tendência do século 21. Mas como a elegância nunca envelhece, até hoje este respeitável senhor britânico atrai olhares por onde passa, esbanjando estilo e charme de sobra, enquanto se encaminha tranquilamente para o tradicional chá das cinco.
Categorias
Garagem do Bellote Ver tudo
O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 46, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais Supertopmotor, Autoo e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
Garagem do Bellote TV: paixão por carros!
Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)







Os Xj representam a exclusividade, luxo e potência da marca inglesa, e é de longe a família mais emblemática da Jaguar, tanto que é quase impossível não pensar na marca e surgir na mente a grade do radiador e os faróis redondos da família XJ.Parabéns Renato,por mais um modelo clicado pelas suas lentes e abraços!
CurtirCurtir
Quando eu era menor, comprei a edição especial da quatro rodas com a matéria do XJR.Era engraçado, as outras crianças falando de mercedez, ferrari, e eu sempre falava que minha marca preferida era a Jaguar, carro de \”tiozão\”, hehehehe. Couro branco e detalhes em madeira, isso que é luxo, hehehehehe…Lindas fotos!
CurtirCurtir
Lindão! Um clássico. Pena que com a venda da marca para a Ford acabou-se o charme que o carro tinha enquanto inglês.
CurtirCurtir
Representa tudo em um grande carro e principalmente muito charme.
CurtirCurtir
Renato….belo exemplar ! HEHE adoro este carro !
CurtirCurtir
Continua sendo um carro lindíssimo, mas quando era XJ6 tinha outro charme, aquelas duas entradas de combustível! A linha de cintura está muito Ford… mas sem duvida uma grande escolha.Parabéns pela matéria, é bom reviver os modelos europeus.AbraçoNuno Canastra
CurtirCurtir