Ir para conteúdo

FIAT TIPO SEDICIVALVOLE: UM ESPORTIVO ITALIANO NO BRASIL

A década de 80 foi marcante para o mercado de esportivos nacionais. Nesse período houve uma renovação de estilo e a chegada de novos modelos e configurações. Um dos precursores da nova escola foi o Passat TS, um carro europeu que fez sua estreia e conquistou o mercado ainda em meados dos anos 70.

Nesse sentido alguns esportivos icônicos como o Puma GTB, idêntico ao da matéria da semana passada, deram lugar a um novo conceito, baseado em motores de quatro cilindros, além do tamanho compacto e acerto de suspensão mais voltado à proposta de contornar curvas com emoção.

A década de 90 manteve a tradição. Modelos como Gol GTI, GTI 16V, Escort XR3 e Kadett GSi marcaram época. Nesse sentido a Fiat teve um papel importante, já que lançou os primeiros esportivos equipados com turbocompressor de fábrica: Uno Turbo e Tempra Turbo, a próxima pauta da coluna.

Mas também se destacou com uma versão aspirada que até hoje faz muita gente sonhar alto. O Tipo Sedicivalvole trazia carroceria de duas portas, rodas de 15 polegadas e uma customização até discreta, mas que podia despachar a maior parte dos carros nacionais da época.

Sob o capô um moderno motor de 2 litros, 16V e 137 cv a 6.000 rpm, suficiente para fazê-lo atingir os primeiros 100 km/h em 9,8 segundos com velocidade máxima de 206 km/h, números bastante expressivos na década de 90.

O acabamento também tinha seus diferenciais. Os bancos esportivos traziam listras azuis que identificavam a versão. Já o painel é reto e se destacava pela quantidade de informações ao motorista, algo que faz falta em muitos modelos atuais.

A tocada agrada bastante já que o motor enche rápido e logo mostra a que veio. O câmbio tem bom escalonamento e o hatch italiano é nervoso com destaque para o comportamento nas curvas. Vale dizer que a vida dos esportivos nacionais não era nada fácil naquela época, com várias opções de compra, estilo e motorização.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: