Ir para conteúdo

GT, GTS E GTI: AS VERSÕES ESPORTIVAS NOS 40 ANOS DO GOL

O Gol acaba de completar 40 anos de história. Seu lançamento, em 1980, foi um divisor de águas para a Volkswagen no Brasil. A partir daquele momento um veículo de concepção mais moderna estava disponível para um público ávido por novidades.

Inicialmente a marca optou pela utilização do motor boxer refrigerado a ar com 1.300 centímetros cúbicos de cilindrada, o que acabou se mostrando abaixo das expectativas. Porém logo o motor 1.600 com dupla carburação chegou para resolver o problema.

Uma das versões mais simbólicas equipadas com esse conjunto mecânico foi a Copa, em 1982, especialmente voltada para o mundial de futebol na Espanha. Trazia um aspecto externo com rodas de 13 polegadas, além de conta-giros, manopla de câmbio exclusiva e bancos com padronagem própria.

Dois anos mais tarde a versão esportiva GT chegaria causando sensação. Com um dinâmico e elástico motor de 1,8 litro e cabeçote do Golf GTI rapidamente se tornou um sonho de consumo e campeão de desempenho. Vale lembrar que na época a concorrência andava junto com algumas opções.

A evolução do Gol foi aumentando a cada ano. Em 1988 ele se tornou o primeiro veículo nacional equipado com injeção eletrônica. O momento foi marcado pelo surgimento de uma versão própria, a GTI, que passaria a povoar os sonhos e se tornaria objeto de desejo de toda uma geração de jovens. O motor passava de 1,8 litro para 2 litros.

 O GTI também evoluiu. No início era vendido apenas na cor Azul-Monaco, que ainda faz bastante sucesso entre os entusiastas. Em 1994 uma mudança de geração e estilo. A versão GTI 16V, com motor importado e 145 cv, ocupou a primeira posição entre os esportivos da época.

A versão evoluiu para a última fase. Com quatro portas e um estilo mais ameno se despediu e se tornou rara por conta da baixa produção. Vale ressaltar a Parati GTI 16V. Mas sobre ela falarei em uma matéria específica. Até mais.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: