Ir para conteúdo

SAVEIRO A AR COM TURBO RENDE MAIS DE 200 CV

A chegada da família Gol revolucionou o mercado nacional. O modelo icônico da Volkswagen está completando 40 anos de história e deu origem a uma série de variações que se mostraram bem acertadas para o mercado. Voyage, Parati e Saveiro caíram no gosto do público e da crítica.

Dessas variações apenas a Saveiro recebeu o motor boxer que foi usado inicialmente no Gol. O propulsor refrigerado a ar se mostrou bem acertado também para o utilitário, com um torque razoável e a já conhecida confiabilidade mecânica.

O exemplar da matéria traz uma surpresa quando abrimos o capô. A preparação dos motores boxer é comum no Fusca mas no Gol e Saveiro é muito mais rara. E o capricho no cofre também impressiona, com destaque para a pintura preta e visual limpo, sem fios, uma técnica que está na moda nos últimos anos.

O conjunto mecânico com 1.600 centímetros cúbicos de cilindrada recebeu uma injeção eletrônica para monitor toda a usina de força. Além disso a turbina KKK sopra força extra nova para os cilindros alcançando 210 cv, cavalaria aferida em dinamômetro.

Algo que também chama a atenção é o sistema de escape. Inicialmente foi adotado um conjunto dimensionado com saída na traseira. Porém como a ideia era fazer mais estardalhaço o proprietário resolveu colocar uma saída direta saindo do coletor, algo realmente estrondoso.

Visualmente falando o estilo mais limpo, parecido com o original, se destaca. Ao contrário de alguns projetos que mostramos no canal esse traz uma aparência que engana muita gente pela rua, exceto pelo ronco, que esconde seu “poder de fogo”. Guiar a Saveiro é uma experiência interessante. O som do motor boxer encorpado é instigante e a potência de 210 cv casa bem com a estrutura do carro. Na próxima semana falarei de um outro projeto, porém com motor V8, que roda aos finais de semana.

Avatar de Garagem do Bellote

Garagem do Bellote Ver tudo

O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 46, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais Supertopmotor, Autoo e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário