Ir para conteúdo

ANIVERSÁRIO DE 80 ANOS DE INTERLAGOS TEM MURAL EM HOMENAGEM A SENNA

O muralista Eduardo Kobra preparou um mural para homenagear Ayrton Senna no autódromo de Interlagos, onde o piloto brasileiro fez história com duas notáveis conquistas na F-1, em 1991 e 1993. A Secretaria Municipal de Turismo, responsável pela gestão do local, cedeu uma empena no local para a realização da obra, que tem 27 metros de altura por 10 metros de largura.

A obra foi concluída em março, mas devido à pandemia decidiu-se fazer o lançamento no dia 12 de maio, data do aniversário de 80 anos de Interlagos, cujo nome oficial é José Carlos Pace, em homenagem a outro grande piloto brasileiro.

O ex-piloto, falecido no dia 1º. de maio de 1994, é uma das grandes referências de Kobra. É o “personagem” que mais aparece nas obras do conhecido artista urbano brasileiro: são 11 murais, além de uma tela, de pequeno, médio e grande porte, o último deles no autódromo de Ímola, na Itália. “Cheguei a pensar em suspender tudo, devido a essa terrível pandemia que acontece no mundo inteiro, mas achei que Senna, com seu exemplo de resiliência, é um símbolo ainda mais importante em um momento tão difícil como este. Por isso escolhi para retratar no mural o instante icônico de 24 de março de 1991, quando, após correr a parte final da prova apenas com a sexta marcha do carro, Senna chega extenuado ao pódio e, juntando suas últimas forças, consegue erguer com a mão direita a taça da vitória”, diz.

Segundo Kobra, “Senna transformou o ato de pilotar carros de corrida em, além de um esporte, uma verdadeira arte, que encantava a todos”. Ele acrescenta: “em todos os murais que faço no mundo pinto a bandeira do Brasil, o que é influência direta do orgulho que Ayrton Senna tinha de carregar a bandeira brasileira após as provas e principalmente do desejo que ele tinha de compartilhar com todos os brasileiros as suas conquistas”.

Para o Secretário Municipal de Turismo, Miguel Calderaro Giacomini, o mural entregue à cidade é um presente duplo. “Estamos honrados com esta parceria. Ter o registro de um momento tão importante para um dos maiores esportistas do mundo, Ayrton Senna, no autódromo de Interlagos, executado por Eduardo Kobra, muralista paulistano reconhecido internacionalmente pelo seu talento e traço tão característico, contribui para que a cidade fique ainda mais colorida e vibrante. Com isso, todos os eventos que forem realizados no local, esportivos ou não, terão a figura deste ídolo brasileiro marcando a ocasião.”, ressalta.

“Sempre recebemos com muita honra e carinho todas as homenagens que o Kobra faz ao Ayrton, perpetuando seu legado por meio de uma arte que impacta milhares de pessoas. Sem dúvida, esta será especial por estar em Interlagos, onde tivemos memórias incríveis do Ayrton, seja na época das vitórias épicas da F1, ou de seu início de carreira, no kartódromo que hoje leva seu nome”, diz Bianca Senna, sobrinha do piloto e CEO de Senna Brands.

A obra “Ayrton Senna – Superação” no Autódromo de Interlagos é uma iniciativa conjunta de Eduardo Kobra e da família Senna, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

Texto: Cássio Machado / Foto: Jose Cordeiro (SPTuris)

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: