Ir para conteúdo

Dodge Charger R/T, Maverick GT ou Opala SS: teste de época

A década de 70 foi muito interessante no segmento de carros esportivos no Brasil. Tivemos opções com seis e oito cilindros reunindo muito estilo, potência e força bruta para enrugar o asfalto. Hoje falarei dos três grandes “muscle cars” nacionais, mantidas as devidas proporções com o termo original.

O Opala SS foi o pioneiro. A versão esportiva trazia inicialmente a carroceria de quatro portas. O destaque visual ficava por conta das faixas e o jogo de rodas, equipado com pneus diagonais, e o motor de 4,1 litros. Além disso câmbio no assoalho e bancos separados.

O Dodge Charger R/T também foi lançado em 1971. A sigla Road and Track chegou com tudo ao mercado nacional e esbanjava personalidade, juntamente com as opções de cores pra lá de chamativas. Sob o capô um motor V8 com 215 cv, o mais potente dos três.

Dois anos mais tarde a Ford apresentava sua arma secreta: o Maverick GT. O modelo esportivo trazia estilo mais espartano e um aspecto igualmente agressivo quando o assunto era desempenho. Sob o capô um V8 de 199 cv.

Para esse comparativo utilizamos veículos da mesma época. O Opala SS é de 1978 e nessa época já trazia seu grande trunfo: o motor 250-S com o clássico som dos tuchos mecânicos. Ele é o mais leve dos três e mescla bom desempenho e conjunto equilibrado.

Já o Dodge Charger R/T 1976 das imagens é a opção mais requintada. Aliás, também a mais potente, mais luxuosa e mais pesada. Porém a dirigibilidade e o acerto da suspensão compensam bastante em curvas. E o som do motor de 318 polegadas cúbicas é música para os ouvidos. Por fim temos o Maverick GT, dos três o que transmite a sensação de dirigibilidade mais esportiva, com destaque para o estilo de carroceria e ergonomia bem acertados. Em breve um comparativo com mais três clássicos do período. Até lá!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: