Ir para conteúdo

Passat GLS: versão rara roda com motor 1.8

O Passat foi um dos maiores sucessos da Volkswagen no mercado brasileiro. E no mundial também. Na verdade, ainda é. A versão atual traz tecnologia de sobra, motor turbo e um estilo sóbrio que vem conquistando o segmento dos sedãs premium. Essa história começou por aqui em meados da década de 70.

Naquela época a marca alemã era focada exclusivamente nos modelos refrigerados a ar. Nesse sentido sua publicidade toda era voltada para enaltecer as boas características técnicas dos aircooleds e criticar a fragilidade dos concorrentes.

Com a chegada do Passat a história mudou. A partir daquele momento a marca também tinha seu modelo refrigerado a água e isso pedia medidas urgentes, ou quase isso, para mostrar que ele também tinha pontos positivos apesar da configuração mecânica diferente.

Após um início turbulento a coisa deu certo. O Passat emplacou nas vendas e logo comprovou sua superioridade em relação aos concorrentes. Em 1976 a versão TS chegaria para se tornar objeto de desejo da molecada com faixas laterais e muito estilo.

O carro da matéria nessa semana é um GLS de 1983. Nesse ano o Passat passou por um facelift que realmente rejuvenesceu seu estilo, com novas versões e também mais opções para o consumidor. Vale ressaltar que somente nesse período a versão foi oferecida no mercado.

Mas é aí que temos algo a mais. O proprietário resolveu apimentar a receita com uma das fórmulas mais antigas do mundo automotivo: o swap. Para quem não entendeu a mensagem basicamente significa trocar o motor por outro mais potente. No caso o de 1,8 litro, comprado diretamente da concessionária. A dirigibilidade do Passat sempre foi elogiável. Nesse caso, com mais lenha para queimar, dá pra dizer que a combinação ficou excepcional. O carro ficou ágil e bem acertado nas curvas. Os freios redimensionados também dão conta do recado. E tudo isso com a aparência original do conjunto, com destaque para as rodas de 13 polegadas. Realmente um projeto de bom gosto.

Categorias

Artigos

Tags

Avatar de Garagem do Bellote

Garagem do Bellote Ver tudo

O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 46, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais Supertopmotor, Autoo e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário