Monza Classic 500 EF: luxo com chancela de bicampeão

O leitor da nossa coluna já sabe que os carros da década de 80 já estão se destacando nos classificados de veículos antigos há algum tempo. A cada ano mais deles colocam a placa preta (que está com os dias contados nesse formato). E no ano que vem vale lembrar que o ciclo, entre fechamento e reabertura das importações, se completa.
A injeção eletrônica chegou ao Brasil oficialmente através do Gol GTI. O modelo da Volkswagen abriu caminho para a nova tecnologia que se tornaria popular, e necessária, para equipar milhões de veículos, maciçamente, a partir da década de 90.
A resposta da Chevrolet não demorou a tardar. O Monza – para quem não viveu na época – foi um dos maiores sucessos e sonhos de consumo do meio automotivo. O sedã médio da GM era um dos preferidos da classe média e classe média alta no período.
O 500 EF tinha um quê de exclusividade. Isso tanto pela produção limitada a 5.000 unidades como também por comemorar a vitória de Emerson Fittipaldi nas 500 Milhas de Indianápolis. Comemoração dupla.
O sistema de injeção eletrônica conferia ao modelo agilidade e eficiência. Algo deve ser dito sobre o visual, marcante e cheio de estilo. Um dos destaques nesse sentido era o acabamento primoroso, com bancos revestidos em couro e o teto preto, encontrado somente no Opala Diplomata.
Esteticamente vale ressaltar a faixa lateral, discreta, que percorre toda a carroceria e traz o nome da versão em destaque. Além disso o aerofólio no porta-malas remete s esportivos europeus da época, bem como o jogo de lanternas traseiras com acabamento fumê.
Guiar o 500 EF é nostálgico e, ao mesmo tempo, mostra como a indústria nacional também tinha modelos bem acertados na época. O volante é preciso e o motor de 2 litros tem força para curtir o passeio com desenvoltura. Realmente nada como um toque de riqueza no melhor estilo anos 90.
Categorias
Garagem do Bellote Ver tudo
O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 46, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais Supertopmotor, Autoo e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
Garagem do Bellote TV: paixão por carros!
Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)
