Gol GTS e a volta da sigla esportiva

Um dos maiores destaques da edição recente do Salão do Automóvel estava no estande da Volkswagen. Virtus e Polo GTS monopolizaram a atenção dos visitantes com uma visão esportiva e cheia de estilo. Ambos estavam como conceitos, mas já sabemos que devem ganhar as ruas em breve.
Para todo fã da marca alemã a sigla GTS é algo sagrado. GT e GTI também, claro, mas cada um em seu momento. O Gol GTS substituiu o GT em 1987, com um novo estilo e a mesma receita que fazia muita gente torcer o pescoço nos anos 80.
Esse fenômeno voltou a acontecer com a chegada da versão ao mundo dos clássicos. Com trinta anos de história passa a merecer, no caso do mínimo de 80% de originalidade, a placa de coleção. E mesmo com vários casos de irregularidade, como tudo por aqui, o proprietário de um veículo original deve sim correr atrás da sua.
Antes de falar do carro da matéria vale destacar também que a famosa sigla esteve na tampa traseira de um dos meus carros preferidos: o Passat GTS Pointer. Lançado em 1983 inicialmente com motor de 1,6 litro logo recebeu o aclamado 1.8 S para fazer diferença nas ruas e estradas.
O – quase – clássico da coluna de hoje é um GTS de 1993. A versão seria fabricada até 1994 quando daria lugar ao TSi, menos idolatrado por conta do motor igual ao dos irmãos de linha. Mas o modelo quadrado realmente tem uma legião gigantesca de fãs, especialmente por conta do motor com comando bravo e carburação dupla.
Externamente esse carro traz também um diferencial importante: as rodas BBS de 15 polegadas. Curiosamente as caixas de roda dos anos 90 são pequenas, o que gera um efeito visual muito interessante.
Os bancos Recaro e o volante “4 bolas” convidam a acelerar. E logo vemos que o ronco do escapamento Kadron se torna mais grave com a entrada no segundo estágio. Sensações bem legais que gosto de transmitir aos leitores da coluna. Divirtam-se.
Categorias
Garagem do Bellote Ver tudo
O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 42, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais IG e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
Garagem do Bellote TV: paixão por carros!
Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)