Ir para conteúdo

Conheça a única Kombi T3 que roda no Brasil

A Kombi tem uma trajetória recheada de boas histórias e estórias, tal qual o Fusca. Vale ressaltar que a “velha senhora” também fez parte da vida de milhões de pessoas no mundo todo, ajudando a economia a crescer e transportando, literalmente, a riqueza do país.

O modelo de trabalho chegou ao mercado em 1950. O estilo quadrado logo chamou a atenção de comerciantes pela facilidade de transporte, bem como pela simplicidade da mecânica boxer refrigerada a ar.

No Brasil ela começou a ser comercializada inicialmente no estilo CKD, onde vinha desmontada e era somente montada em São Bernardo. Mas logo em seguida passou a ser produzida também e assim seria até sua despedida nos anos 2000.

Mas ao contrário do nosso mercado, onde permaneceu por mais de quatro décadas praticamente inalterada, lá fora a perua passou por transformações e muita evolução ao longo dos anos, o que fez com que tivesse tido diversos usos, do trabalho ao lazer.

A T3 é um desses exemplos. A geração ficou marcada por ser a última equipada com o motor boxer a ar e a primeira a receber o motor refrigerado a água. Aliás, uma das opções era o propulsor à diesel, algo bastante comum na Europa.

O exemplar da matéria está bem diferente de quando saiu da fábrica. Vale ressaltar o jogo de rodas de 17 polegadas, suspensão a ar e a customização interna, o conjunto de coisas que deu a ela um estilo mais jovem e descontraído.

Ao volante a Kombi traz sensações parecidas com a versão nacional, porém sem o ronco característico do motor. Aliás, o original à diesel foi trocado por um AP. Mas reparem que o bloco é colocado em uma posição bastante singular.

Algo que me chamou a atenção foi o curso longo do câmbio, que traz quaro marchas. Esse não é o único exemplar da T3 no país, mas o único na versão de três portas. Na semana que vem trarei a história do Gol GLR, um projeto brasileiro que roda nos Estados Unidos.   

Categorias

Artigos

Tags

,

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: