Ir para conteúdo

Monarca: o fora-de-série nacional dos anos 50

Os foras-de-série fizeram bastante sucesso no mercado nacional entre os anos 70 e 80. Modelos da Puma, a mais bem-sucedida delas, e outros como MP Lafer, Bianco e Santa Matilde, só para citar alguns, fizeram muita gente sonhar naquele período. E sonho no sentido literal, já que custavam bem caro.

Mas nessa semana trago para os espectadores da coluna algo extremamente raro e diferente. Posso dizer até fora do comum. A história do Monarca, quase desconhecida até alguns anos atrás, foi resgatada pelo colecionador Alexandre Murad e já recebeu alguns prêmios em eventos de destaque.

A história começou na década de 40 quando o carrozzieri italiano Oliviero Monarca desembarcou no Brasil. Junto com as esperanças trazia o talento para transformar aço em obras de arte. E dessa forma abriu sua oficina no bairro do Bixiga e começou a chamar a atenção com alguns projetos diferentes.

O Monarca, ao contrário dos outros foras-de-série citados no primeiro parágrafo, podia ser criado a partir de qualquer modelo. Tanto que quando olhamos as revistas de época podemos notar que entre os dez exemplares produzidos havia modelos distintos como Cadillac e Lancia.

O exemplar da matéria – e único sobrevivente – teve como base o Porsche 356 A. Nesse sentido vale notar alguns traços da carroceria, vincos no capô, para-brisa e detalhes do interior que remetem ao modelo alemão. O trabalho contou, na época, com o talento de Toni Bianco, outro jovem italiano.

A restauração do modelo levou nada menos do que oito anos. Folhetos de época, matérias de revista, folders e histórias contadas de boca em boca foram as referências que Alexandre usou para chegar ao resultado final. Ele usa provisoriamente um motor a ar da Volkswagen, mas deve receber um propulsor da Porsche em breve, idêntico ao que o equipava originalmente.

O modelo segue o padrão dos roadsters da época e traz o estilo do 356 na condução e posição de dirigir. O motor, mais forte que o original, tem trabalho por causa do peso mas cumpre seu papel com eficiência. Guiar o Monarca é uma experiência única, literalmente falando.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: