Ir para conteúdo

Lançamento: Volvo escolhe Vitória para apresentar o V40

Volvo V40

Texto e fotos: Renato Bellote

“O carro mais seguro do mundo”. Com esse slogan em mente embarquei rumo a Vitória para o lançamento oficial do Volvo V40 em território brasileiro. O modelo foi aprovado com mérito no Euro NCAP e manteve a tradição da marca sueca no quesito segurança.

A capital capixaba tem suas belezas. Do alto do 17º andar, onde ficava minha suíte, pude apreciar a vista de uma parte da orla, com imagens únicas, como o sol se pondo no mar no fim da tarde e os navios como pano de fundo da paisagem.
No dia seguinte tivemos a apresentação oficial e pegamos a estrada. O trecho foi muito bem escolhido pelo pessoal da Volvo e incluiu subidas, descidas e muitas curvas para abusar da esportividade do modelo.
O V40 traz três pacotes: Safety (com o inédito airbag para pedestres e outros itens, como o city safety), Sport (com teto panorâmico e rodas de 19 polegadas) e o High Tech (com navegação GPS, Park Assist). O desenho contemporâneo chama a atenção pelas ruas e coloca a marca em pé de igualdade com os rivais alemães da Mercedes-Benz e BMW, além da Citroën.
A motorização já é conhecida, com o propulsor de 2 litros, turbo, entregando 180 cv e 30,6 kgfm de torque. O conjunto, aliado à transmissão Geartronic de seis marchas, se mostrou equilibrado e bastante competente em todos dos trechos, mesmo com duas ou três pessoas a bordo.
A suspensão está bem acertada e merece elogios. Para quem gosta de sentir o carro nas curvas, o trecho próximo à Monte Verde se mostrou ideal, especialmente para uma tocada no modo manual e com o ronco característico do cinco cilindros turbo enchendo a cada reta.
Quanto a Vitória, o jantar de encerramento no Restaurante Papaguth foi divertido e fica como dica gastronômica para quem aprecia uma bela muqueca e camarão na moranga. Não deu tempo de ir à praia, mas o clima da capital capixaba é um convite para um breve retorno.
FICHA TÉCNICA
Motorização
5 cilindros em linha, 2 litros, turbo
Potência: 180 cv a 5.000 rpm
Torque: 30,6 kgfm
Transmissão: Geartronic (6 marchas)
Desempenho
0 a 100 km/h: 8,7 s
Vel. Máxima: 250 km/h (limitada)

Preço (junho/2013)

A partir de R$ 115.950,00


Viagem a convite da Volvo

Lançamento Sem título 180 cv 18`` Rumo à MG Sem título Monte Verde Pedra Azul Sem título Sem título Sem título Sem título

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: