BMW M3 (E46): último seis em linha cola o corpo no banco
Quando a divisão esportiva da BMW foi criada, no início dos anos 70, a idéia original era pisar fundo. Afinal, com as retas generosas das Autobahns, velocidade não era um problema. Quando o M3 foi apresentado, em 1986, logo de cara ganhou a fama de esportivo devorador de asfalto com seus 215 cv brutos…
VÍDEO
A geração seguinte justificou a fama e aumentou a legião de fãs. Com um estilo agressivo, ronco instigante e dirigibilidade impecável passou a agradar à imprensa especializada em diversos comparativos com outros esportivos de renome.
O bólido das fotos é um representante arisco da geração E46. O carro chegou ao mercado em 2000, com design sedutor e linhas cheias de malícia, que passavam a verdadeira idéia do que era a divisão M. Basicamente algo atraente, veloz e intenso com quatro rodas. Simples, não é?
A novidade nessa época era justamente a opção do câmbio SMG de seis marchas com os divertidos paddle shifts no volante. Mas o dono desse exemplar é adepto da velha escola e procurou muito até encontrar um que estivesse equipado com o desejado câmbio manual. Nada como prezar a tradição e domar os 343 cv brutos no braço.
TEST-DRIVE
E foi exatamente isso que tive a satisfação de fazer em um passeio pela cidade. O motor de seis cilindros segue a linhagem clássica da marca alemã. Ao dar a partida, o ronco – metálico, como definiu certa vez Ingo Hoffmann – ecoou pelo quarteirão vazio. Mais algumas estocadas e aquilo se torna – quase – um vício.
O banco tem diversos ajustes eletrônicos. Cabe ao condutor encontrar a melhor posição para a “pilotagem”. Assim como o E36 M3 que dirigi no final do ano, o painel é compacto, de modo que é possível se sentir verdadeiramente em um cockpit. Ele é justo na medida certa.
Primeira marcha. A embreagem é dura. Saímos. Uma esticada de leve e o motor mostra que quer asfalto e mais rotação. A segunda é engatada e o torque empurra o corpo contra o banco. O escapamento urra como um monstro que estava adormecido. Mãos firmes no volante, uma olhada rápida no conta-giros e pé direito mais fundo. Fantástico!
A descrição acima foi apenas do começo da brincadeira. O torque é tão incisivo que, mesmo andando calmamente, uma pisada faz o carro acordar e grudar na pista, digo, na rua. Os escapamentos produzem a sinfonia a cada estímulo, instigando o motorista a provar um pouco dessa sensação inebriante a cada brecha no trânsito.
Apesar de toda a fúria, o bólido também se comporta com tranqüilidade em uma tocada menos, digamos, efusiva. Encerro o texto com a frase de um folheto de propaganda, que dizia: “O novo M3 não é feito apenas para fanáticos por carros. É feito por eles”. Simplesmente genial.
Categorias
Garagem do Bellote Ver tudo
O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 46, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais Supertopmotor, Autoo e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
Garagem do Bellote TV: paixão por carros!
Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)







O pápa-léguas na pista deve servir de palco para o som da \”orquestra sinfônica bávara\” emitida pelo seu poderoso motor, sob a batuta da cavalgada de seus 343 cavalos de potência….Falar dos M3 dá nisso,quase um poema!Parabéns Bellote por mais estes cliques, com pormenores precisos, e pelo vídeo que também começa com as imagens destes detalhes que só realçam ainda mais a beleza e a imponência dos carros desenvolvidos pela divisão esportiva da BMW.abs.ALYSSON PRADO \”BALO\”
CurtirCurtir
Renato,ficou demais!Parabéns!Gildo
CurtirCurtir
Muito legal os posts Renato, está de parabéns! Sou doido por uma M3, é um dos carros que teria fácil sem pensar, até pq com um desses faria Drift nas pistas! 😀 Abraçoss!
CurtirCurtir
Bmw é sempre linda. E o que mais me impressiona é o acabamento dos carros. Sempre num bom gosto enorme.
CurtirCurtir
Otimas fotos Bellote !E parabens ao proprietario , um carro para quem conhece e sabe apreciar automoveis !
CurtirCurtir
Dizer o que deste carro? Também é meu sonho de consumo, mas Deus sabe o que faz… rsrsParabéns ao proprietário pelo gosto e trato.
CurtirCurtir
I'm extremely inspired with your writing abilities as smartly as with the layout to your weblog. Is that this a paid topic or did you modify it your self? Either way keep up the excellent high quality writing, it's rare to look a great weblog like this one these days..My web blog – mur de clôture en parpaings
CurtirCurtir