Ir para conteúdo

UNO TURBO: A SÍNTESE DA ESPORTIVIDADE DOS ANOS 90

O Brasil já teve esportivos de verdade no mercado. Durante as décadas de 70 mas especialmente entre os anos 80 e 90 várias opções estavam disponíveis para os consumidores. Naquele tempo esse nicho era disputado pelas marcas e trazia motorizações distintas e muito mais do que apelo visual.

Mas na metade da década de 90 a Fiat surpreendeu de novo trazendo para o mercado o primeiro modelo turboalimentado do país. O Uno Turbo i.e chegou em 1994 com 116 cv e uma turbina Garrett com 0,8 bar de pressão. Na época foi uma verdadeira revolução no segmento dos esportivos.

O primeiro destaque era justamente a parte estética com spoiler, apêndices aerodinâmicos nos pára-choques e também saias laterais bastante chamativas. Chamativas também eram as opções de cores entre preto, vermelho e amarelo. Ele chegou causando impacto na concorrência.

Além da parte estética com as rodas de 14 polegadas se destacavam também o cinto de segurança na cor vermelha, algo clássico dos esportivos italianos, e também um dos painéis mais completos já produzidos no Brasil que trazia manômetro de pressão do turbo, manômetro de pressão do óleo e voltímetro.

O desempenho do pequeno Fiat logo surpreendeu. Ele se tornou o carro nacional mais rápido a chegar aos 100 km/h. E até o lançamento do Vectra GSi, no ano seguinte, ele manteria essa marca com muito orgulho deixando os tradicionais concorrentes para trás.

Guiar o Uno turbo é uma experiência muito interessante. Em primeiro lugar vale destacar o contexto da época na qual 116 cv eram uma medida de respeito para um carro esportivo. Somado a isso o baixo peso e você tem uma equação muito divertida.

A Fiat lançaria no ano seguinte o Tempra Turbo, outra lenda que marcou época no Brasil. A produção total do Uno Turbo foi de 1800 unidades. Encontrar um deles hoje em dia é uma tarefa bem difícil já que muitos foram modificados ou acabaram ficando pelo caminho. Sem dúvida um dos modelos mais icônicos de sua época.

Avatar de Garagem do Bellote

Garagem do Bellote Ver tudo

O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 46, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais Supertopmotor, Autoo e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário