Ir para conteúdo

F100 BIG BLOCK: picape clássica recebe o 427 V8

A década de 60 ficou conhecida no mundo automotivo pela chegada dos machucar. Esses modelos que traziam grandes motores e potência de sobra conjugado um tempo de gasolina extremamente barato nos Estados Unidos acabaram criando um nicho de mercado que já nasceu clássico.

John DeLorean foi o pai dos meus sou o Carlos. Ele deveria inicial de criar o ponte aqui GTA quando era executivo da General Motors. Basicamente o máximo de potência e Torque em modelos médios ou de grande porte. Aposta deu muito certo e logo as outras marcas criaram a suas versões.

Podemos imaginar aqui na Detroit da metade da década de 60 com toda efervescência do momento os Big Box começaram a surgir de todos os lados. A forte se destacou com motor de 7 l. Mas também o 390, que poucos tem outros carros, também considerado um deles com 6,4 l.

Como sabemos as pickups são veículos utilitários usados para o trabalho. Mas com o passar do tempo um novo nicho de mercado também foi sendo criado pra elas: o de veículos de lazer para pessoas que gostavam também de utilizar esse tipo de carro nas horas de folga.

Agora imagine mesclar esses dois mundos em um projeto. Sabemos que as pickups possuem uma distribuição de peso e regular por conta de sua natureza. Afinal, como foi dito, são veículos e trabalho. Por essa razão talvez a ideia de colocar o motor usam em uma delas faça com que a equação se torne algo muito bacana de guiar.

Esse projeto teve como base uma Ford F 100.979. Ela recebeu uma costumes ação vasta que inclui a grade dianteira de um exemplar de 1967, rodas magnos de 15 polegadas, uma suspensão toda preparada e ajustada para baixar altura sem perder o conforto e uma pintura que nos remete aos referi referidos mas sou o Carlos.

Mas debaixo do capô está a cereja do bolo. O motor de 7 l e 427 polegadas cúbicas usado pela forte no lendário Ford Gether 40 e também corridas e NASCAR. Com isso e entregando por volta de 330 cavalos acoplado a um câmbio de quatro velocidades o brinquedo ficou muito bacana de andar. Especialmente pra curtir os finais de semana ensolarados como estrada livre. 

Avatar de Garagem do Bellote

Garagem do Bellote Ver tudo

O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 46, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais Supertopmotor, Autoo e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário