Ir para conteúdo

Um Escort RS Turbo no Brasil?

A Europa dos anos 70, a partir de sua metade, ficou marcada pelo surgimento daqueles que seriam objeto de desejo e, em sua grande parte, estavam também dentro do orçamento de uma parcela da população: os hot hatches, veículos compactos e divertidos de guiar.

Se olharmos hoje o mercado europeu veremos que todas as marcas, de maneira geral, têm uma opção mais divertida dentro da gama de modelos. Essa tradição onde as siglas sempre significaram algo e voltada a carros compactos permanece e tem um nicho próprio de compradores.

O Escort é um desses modelos. Lançado em 1968 fez história nos ralis e também nas ruas. A terceira geração, quando ele passou a ser vendido oficialmente por aqui, também marca a chegada da versão esportiva, o XR3. Faróis auxiliares, saias, spoliers, aerofólio e teto-solar, entre outras coisas, eram seus diferenciais.

No velho continente o XR3 evoluiu muito mais. Em 1982 a versão já era equipada com injeção eletrônica, o XR3i. No ano seguinte chegaria o 1600 RSi e, em 1984, o RS Turbo, com 132 cv, body kit específico e série limitada a 5.000 unidades.

No Brasil o XR3 não conseguia ser tão esportivo quanto o Gol GT, 85 cv contra 99 cv, respectivamente. Por outro lado, dava um banho na parte estética e itens de série, como já citados. Mas um apaixonado pelo modelo resolveu fazer uma homenagem ao RS Turbo de forma bastante especial.

O exemplar da matéria é um tributo, como chamado lá fora, e visualmente busca ser idêntico ao europeu. Para isso o proprietário, que tem outros XR3, partiu de um exemplar esportivo para construir algo diferente, do body kit, feito sob medida, à forração interna, com destaque para o volante e os bancos Recaro.

O motor continua o CHT de 1,6 litro. Mas em breve também passará por uma preparação leve. Ele me disse que pretende colocar um kit da época da IHI turbo ou Larus. Então voltarei a encontrá-lo para contar mais um capítulo dessa história.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: