Polo GTI: edição limitada e diversão sem limites

Há sete anos atrás um pequeno esportivo com a sigla GTI foi anunciado pela Volkswagen e causou alvoroço no mercado. O Polo GTI chegaria em uma pequena tiragem de apenas 30 exemplares. A idéia seria trazer mais um lote com 30 unidades na sequência. Mas ele nunca chegou por aqui.
Uma das razões pode ter sido o preço, equivalente na época a um Golf GTI. Talvez o fato de ser duas portas também tenha prejudicado as vendas. De qualquer modo, o pequeno é um verdadeiro esportivo, se tornou raridade com o passar do tempo e encontrar um deles em perfeito estado é bem difícil.
O exemplar da matéria é um deles. Curiosamente ele está no terceiro dono e teve as rodas de 17 polegadas pintadas de preto, algo que realçou seu estilo. A carroceria de duas portas é exclusiva da versão, além da grade dianteira em formato de colméia e a saída dupla de escapamento.
O interior também é digno da estirpe esportiva. Os bancos com acabamento xadrez passam uma idéia clássica e, ao mesmo tempo, de continuidade. Afinal, o primeiro Golf GTI trazia essa padronagem. Algo que define a própria trajetória da versão ao longo dos anos.
A diversão começa mesmo agora. O motor é o mesmo usado pelo Audi A3. O bloco de 1,8 litro, turbo, entrega 150 cv a 5.700 rpm e torque de 22,4 kgfm. No caso desse exemplar ele passou pelo upgrade, também usado pela marca alemã, e disponibiliza 180 cv.
Já tive a oportunidade de guiar muitas coisas. E o Polo me surpreendeu positivamente. A direção é bem acertada, os freios eficientes ao extremo e a suspensão encara as curvas com desenvoltura, o que se espera de um carro assim.
Além disso, a transmissão – como sempre – é um ponto forte da Volkswagen e as reações do hot hatch ao estímulo do acelerador bem saudáveis. Pra quem gosta de punta-tacco, é o carro perfeito. As reduções rápidas agradam aos ouvidos e estimulam uma tocada mais forte.
Pequeno. Veloz. Eficiente. Ficou a vontade de testá-lo em uma pista. O Polo GTI é digno de usar esse logotipo e um dos esportivos mais divertidos que tivemos por aqui na última década. Na próxima semana falarei sobre o Honda Civic Si. Nos vemos!
Categorias
Garagem do Bellote Ver tudo
O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 46, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais Supertopmotor, Autoo e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
Garagem do Bellote TV: paixão por carros!
Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)
