Camaro Type LT
No dia 20 de setembro de 1973 o Camaro Type LT chegou às lojas. Um novo estilo de carroceria chamou a atenção do público. Nesse ano houve a crise do petróleo mas o pony car da Chevrolet chegava ao mercado renovado e com um estilo mais jovem. Uma das novidades era a utilização de pára-choques de alumínio, que contavam com um sistema de amortecimento interno.
VÍDEO
http://videos.streetfire.net/vidiac.swf
A produção total do modelo chegou exatamente aos 48.963 exemplares (151.008 de toda a linha) e se tornou uma referência da empresa no mundo todo. O consumidor desembolsava apenas US$ 3.380,70 pela versão standard e ainda podia escolher dentre uma vasta lista de opcionais.
Em um sábado ensolarado de outubro me encontrei com o dono desta jóia rara no bairro de Perdizes. O clássico estava estacionado em uma garagem subterrânea e protegido por uma grossa capa. Assim que foi sendo revelada a tonalidade bright green mostrou sua beleza e brilho únicos. Realmente o pessoal tinha um gosto mais apurado naquela época, fugindo dos atuais prata e preto.
Outro item opcional que saltou aos olhos diz respeito às rodas no estilo “turbina”. Segundo dados de época apenas 2.633 carros saíram de fábrica com o jogo, que custava um acréscimo de míseros US$ 110,50 no preço final. “Comprei-o há cinco anos e sou o quarto dono”, me disse o proprietário enquanto guardava a capa no porta-malas que, por sinal, ainda tem o selo original especificando o procedimento da troca de pneus.
Saímos. O ronco encorpado do motor 350 V8 – com apenas 52 mil milhas – é inconfundível. Como todo propulsor de oito cilindros equipado com transmissão automática – e torque abundante – este também dá a impressão de “planar” pelo asfalto após uma breve acelerada. Maravilha.
O sistema de som merece atenção. Se trata de um console no teto, outro opcional de época, que conta com toca-fitas e equalizador em uma única peça. Parece um avião. No vidro dianteiro o selo do navio que trouxe o carro para o Brasil ainda está lá, testemunha de que o tempo passou devagar para esse clássico norte-americano.
Categorias
Garagem do Bellote Ver tudo
O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 46, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais Supertopmotor, Autoo e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
Garagem do Bellote TV: paixão por carros!
Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)







Carro fantástico,fui sócio de uma oficina e o outro sócio tinha um Camaro 1973 preto.
CurtirCurtir
Nossa, que Camaro…sempre que eu vejo um Camaro dos anos 1970, lembro-me de um 1978 que a Madonna destrói no vídeoclipe da música What it feel like for a Girl, que além deste ela também estraga com um Trans Am do mesmo ano…Parabéns Bellote por mais esse ensaio, que mais uma vez enriquece a sua galeria.Abs.
CurtirCurtir
O console de teto é muito legal.
CurtirCurtir
O sistema de som é impressionante. Nunca tinha visto igual.Muito legal!!!
CurtirCurtir
Esse Camaro é maravilhoso, é pouco rodado e muitíssimo bem cuidado.Acabou de passar por um \”salão de beleza\” e ficou mais bonito ainda.Difere dos demais LT, por ter alguns opcionais raros, por aqui.O belo console de teto é um deles.São poucos os carros com esse equipamento.Não é a toa que é um carro premiado em varios eventos.Parabens Belotte, mais uma vez, pela feliz escolha, e belíssimas fotos.E parabens ao dono, pela rara conservação do verdinho. Romeu.
CurtirCurtir
Parceria ranato?vou add seu banner, adiciona o meu
CurtirCurtir
show RenatoRealmente é um exemplar muito digno de originalidade.AbraçoFernando Gennaro
CurtirCurtir
hi, new to the site, thanks.
CurtirCurtir