Ir para conteúdo

SP-2 Dacon

SP-2

Situada em uma das esquinas mais charmosas da capital paulista, durante muitos anos a Dacon foi mais do que uma concessionária: ela também produziu sonhos. Seus modelos especiais foram uma marca registrada do saudoso Paulo Goulart. Isso sem falar da equipe de competições, que merece uma matéria própria.

Dacon

Preto Cadillac

Logo

Um dos modelos mais exclusivos da loja foi baseado no SP-2. A cor “preto Cadillac” não existia no catálogo da Volkswagen e garantia notoriedade nas ruas. Aliado a isso, as famosas rodas do tipo “mexerica” formavam uma combinação pra lá de interessante.

Este exemplar, no entanto, não foi equipado com os vidros fumê opcionais, que causavam frisson entre a molecada. Mas vale o registro. Uma dose de pura nostalgia.

Garagem do Bellote Ver tudo

O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 44, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais IG e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

7 comentários em “SP-2 Dacon Deixe um comentário

  1. Bellote,Parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho e bom gosto exibidos no teu blog. Não conhecia também esta versão SP2-Dacon.Uma \”mosca blanca\” seria descobrir que fim levou o protótipo do SP3-Dacon, um SP-2 com alterações substanciais na carroceria e interior imitando o do Porsche 928, motor MD-270 (precursor do hoje quase onipresente VW-AP)traseiro, refrigeração a água, radiador dianteiro, etc, etc…Grande abraço,

    Curtir

  2. Parece que só eu consigo achar esse modelo horrendo. Particularmente não consigo me adaptar ao desenho dos SP-2 e este é um dos únicos que ainda parecem melhores devido aos opcionais, mas não é lá estas coisas.O desing da traseira extremamente curta e a frente longa demais deixam o carro com um aspécto de \”cabeça de pato\”.As fotos ficaram muito bacanas e a história da Dacon realmente merece um capítulo a parte.Abraço!

    Curtir

  3. Olá. Desculpe a dúvida, mas está me parecendo um SP2 pintado de preto e nada mais. Roda \”mixirica\” nunca fez parte do \”cardápio\” da Dacon, que tinha acesso à rodas de Porsche, por exemplo. Assim, justo seria qualificar a sessão de fotos com a nota fiscal do carro, por exemplo. Agora, só a pintura preta não \”eleva\” o carro ao grau que se pretende dar. A filosofia das modificações da Dacon ultrapassava a pintura (a Dacon foi pioneira no \”branco-pérola\” ou no \”verde-água\”), e certamente este carro teria vidros verdes e não \”fumês\”. Faltam os adesivos da Dacon e o letreiro está trincado, o~que qualquer dono de um legítimo Dacon não admitiria.Quanto ao \”SP3\”, eu o vi largado por muitoas anos, literalmente apodrecendo no tempo, num terreno no bairro do Itaim-Bibi, em São Paulo. Pelo estado em que estava certamente foi para o lixo.Grande abraço,Rubens

    Curtir

  4. Olá Rubens, sei que já se passaram 4 anos da sua publicação, mas estou a procura só SP3 Dacon com motor AP. Se pudesse me indicar onde exatamente viu o carro, fico agradecido.

    Curtir

Deixe um comentário